Alergias e intolerâncias alimentares

Na alergia há uma resposta imunológica imediata, isto é, o organismo cria anticorpos como se o alimento fosse um agente agressor e por isso os sintomas são generalizados. Já na intolerância alimentar o alimento não é digerido corretamente e, dessa forma, os sintomas surgem principalmente no sistema gastrointestinal.

Confira abaixo os exames específicos que oferecemos para Alergias e Intolerâncias.

 

Alergias e intolerâncias alimentares
Análise 20 IgE: avaliação de 20 alergias alimentares frequentes

O exame Análise 20 IgE realiza uma avaliação quantitativa dos anticorpos tipo IgE específicos relacionados com os alérgenos alimentares mais frequentes, mediante análise de amostra de sangue do paciente.

ISAC: avaliação de 112 alergenos

O Test ISAC (ImmunoSolid-PhaseAllergen Chip) é a prova de diagnóstico in vitro mais avançada para a determinação simultânea de anticorpos IgE específicos frente a 112 proteínas alergênicas presentes em mais de 50 alérgenos diferentes. Este teste tem um interesse clínico importante, pois possibilita diferenciar sensibilizações primárias de reatividades cruzadas, e sensibilizações relevantes de não relevantes.

A200: avaliação de intolerância alimentar de mais de 200 alimentos
  • As reações anormais a alimentos se classificam em tóxicas ou não tóxicas. As reações tóxicas se dividem por sua vez em reações alérgicas imunes e reações alérgicas não imunes. Estas últimas são as que se conhecem como intolerâncias alimentares e podem ser o resultado de déficit enzimático (por exemplo, de lactose) ou da presença de substâncias químicas ou de aditivos nos alimentos.

    As reações alérgicas imunes são processos imunológicos complexos, que podem ser mediados tanto por anticorpos imunoglobulinas E (igE) como por imunoglobulinas G (igG) específicas, frente aos antígenos (proteínas) dos alimentos. As reações mediadas por IgE são as alergias alimentares propriamente ditas, enquanto que as mediadas por IgG são conhecidas como hipersensibilidades alimentares (popularmente conhecidas como intolerâncias alimentares).

    Alergia e hipersensibilidade alimentar As características e diferenças dos dois tipos de reações alérgicas imunes aos alimentos são:

    • Alergia alimentar: Se trata de uma reação imune aguda e rápida mediada por anticorpos IgE, com uma clara relação causa-efeito. A clínica pode ser generalizada e/ou localizada e pode chegar a ser muito grave (por exemplo, choque anafilático).
    • Hipersensibilídade alimentar: Se trata de uma reação imune lenta, mediada por anticorpos IgG, sem uma clara relação causa-efeito. A clínica é muito diversa, moderada e de tipo crônico, o que dificulta seu diagnóstico. O trato gastrointestinal contém a maior superfície de tecido imune do nosso organismo, portanto é factível apresentar uma reação imune de hípersensibilídade aos alimentos mais ingeridos, em função da saúde do trato gastrointestinal e do sistema imune.

    O exame A200 consiste na determinação de anticorpos IgG no soro frente a mais de 200 proteínas de alimentos da dieta mediterrânea. O exame se realiza por tecnologia microarray, que possibilita realizar as determinações em duplicata, resultando em reprodutibilidade da análise. É um teste direto de quantificação de IgGs especificas e, portanto, mais objetivo que outros testes que verificam a modificação na forma dos leucócitos ou realizam análises por bioressonância.

    A eliminação da dieta dos alimentos com hipersensibilidade (níveis anormais de IgG) proporciona uma notável melhoria em um alto porcentual de pacientes. Assim o exame A200 é uma opção importante a ter em conta frente a qualquer destas manifestações clínicas sem diagnóstico.

    O exame A200 está especificamente indicado para aquelas pessoas que apresentam alguma das seguintes sintomatologias clínicas sem diagnóstico etiológico e/ou sem melhoria com os tratamentos médicos habituais:

    • Transtornos gastrointestinais: dores abdominais, prisão de ventre, diarreia, inchaço abdominal, náuseas, acidez, ulceras e aftas, gastrite, colite.
    • Processos dermatológicos: acne, eczerna, psoriase, coceira urticária.
    • Doenças neurológicas: dor de cabeça, enxaqueca, tontura, vertigem.
    • Alterações respiratórias: tosse, bronquite, asma, rinite.
    • Condições psicológicas: ansiedade, depressão, fadiga, hiperatividade.
    • Transtornos musculoesqueléticos: dor, rigidez, artrite, fibromialgia.
    • Outros: retenção de líquidos e obesidade.

Entre em contato

De segundas a sextas-feiras, das 7h30 às 18h30.

Veja onde encontrar

Veja onde encontrar um dos nossos laboratórios.

Saiba mais

Receba direto no seu e-mail nossas novidades e informações