Medicina Preventiva
Medicina preventiva é a especialidade médica que se dedica à prevenção da doença ao invés de seu tratamento.
Confira abaixo os exames específicos que oferecemos para Medicina preventiva.
Medicina preventiva é a especialidade médica que se dedica à prevenção da doença ao invés de seu tratamento.
Confira abaixo os exames específicos que oferecemos para Medicina preventiva.
Os ácidos graxos saturados (AGS) são especialmente associados a doença cardiovascular. Como não há síntese endógena de AGS, podem ser utilizados como marcadores da ingestão de alimentos específicos que levam a alterações no perfil lipídico. Acredita-se que os ácidos graxos monoinsaturados não influenciem nos níveis de colesterol. Os AG poli-insaturados compreendem os AG ômega 3 e ômega 6.
Os AG de cadeia muito longa, como o araquidônico e o docosaexaenoico têm funções relevantes no desenvolvimento cerebral. A quantificação dos ácidos graxos é realizada por cromatografia gasosa, e a relação entre eles também é quantificada em termos percentuais.
O teste genético NutriHealth proporciona informação prática e importante para desenvolver um plano de saúde completo e personalizado que inclua dieta e atividades esportivas para se alcançar uma vida mais ativa e saudável. A partir de uma amostra de saliva ou sangue e mediante tecnologia de microarray, o NutriHealth identifica 128 variantes genéticas em 95 genes relacionados com a nutrição, esporte, vícios (álcool e tabagismo), metabolismo, desintoxicação e o envelhecimento.
A análise genética consiste na avaliação de 88 polimorfismos em 58 genes. Estes polimorfismos estão relacionados com a susceptibilidade genética a desenvolver:obesidade global e abdominal, hipertensão, dislipidemias, diabetes e síndrome metabólica e osteoporose. A análise também proporciona informação prática relevante sobre as estratégias que permitem o tratamento e prevenção da obesidade: gasto calórico e metabolismo energético, reposta a dieta hipocalórica, consumo personalizado de nutrientes, regulação do apetite e resposta ao exercício físico.
O perfil OsteoGen é uma prova de diagnóstico precoce da osteoporose, consistindo na avaliação de 7 polimorfismos em 5 genes. O exame faz uma avaliação quantitativa do risco relativo da osteoporose, com base no impacto dos diferentes polimorfismos genéticos que afetam o metabolismo ósseo. Assim, a pontuação de predisposição genética pode ser classificada em: risco superior, risco similar ou risco inferior ao da população geral. Porém, diferentemente de outras provas (densitometria óssea, análise de marcadores ósseos no sangue ou urina), OsteoGen é uma análise preditiva do desenvolvimento da osteoporose, possibilitando uma prevenção mais precoce e efetiva.
Trata-se de uma das análises nutrigenéticas mais completas disponíveis atualmente. O exame consiste na avaliação de 88 polimorfismos em 58 genes. Esses polimorfismos estão relacionados à suscetibilidade genética de desenvolver: hipertensão, dislipidemias, diabetes e síndrome metabólica, osteoporose, obesidade global e abdominal.